domingo, 20 de abril de 2008

[Velvet!]


Velvet Underground
(White Light/White Heat)

para download em:


Após a vendas aquém do esperado do primeiro álbum, The Velvet Underground and Nico, o relacionamento da banda com o produtor do disco, o artista Andy Warhol, esmoreceu. Os velvets fizeram turnê no fim de 1967 e muitas das performances ao vivo apresentavam improvisações barulhentas, as quais se tornaram elementos-chave em White Light/White Heat, disponível aqui para cópia. A banda demitiu Andy Warhol e Nico e foi gravar seu segundo álbum com outro produtor, Tom Wilson. As gravações duraram apenas dois dias, com um estilo bastante diferente do ábum de estréia. O som distorcido e cheio de feedbacks presente em White Light/White Heat desde então se tornou uma influência para o que viria depois com o punk rock. Em 2003, a revista Rolling Stone, em sua lista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos", o colocou em 292º lugar.

Canções

Praticamente todas as canções do álbum são experimentais e estão à frente de sua época. The Gift, por exemplo, contém o recital de um conto e instrumentação de rock barulhenta em dois canais de estéreo diferentes. I Heard Her Call My Name é notável por seus solos de guitarra distorcidos e o uso proeminente de feedback. O álbum também é memorável pelas letras de Lou Reed, que freqüentemente enfocam temas como uso de drogas e absurdos sexuais, além da faixa-título, que glorifica o uso de anfetaminas. (Crianças, por favor, parem de ler isto agora mesmo!) Em outras palavras, That's rock and roll, babies!
A última música é Sister Ray, uma improvisação barulhenta de 17 minutos sobre... bem, talvez essa seja a mais ousada e assustadora música dos anos 60.

Capa

A capa de White Light/White Heat é a imagem de uma tatuagem de caveira. É difícil perceber o desenho, já que ele é preto e a cor de fundo é quase do mesmo tom.

Faixas

White Light/White Heat (Reed) - 2:47
The Gift (
Reed, Morrison, Cale, Tucker) - 8:18
Lady Godiva's Operation (
Reed) - 4:56
Here She Comes Now (
Reed, Morrison, Cale) - 2:04
I Heard Her Call My Name (
Reed) - 4:38
Sister Ray (
Reed, Morrison, Cale, Tucker) - 17:27

Banda

Lou Reed - vocal, guitarra, piano;
John Cale - vocal, viola elétrica, órgão, baixo;
Sterling Morrison - vocal, guitarra, baixo;
Maureen Tucker - percussão.

Nenhum comentário: