sexta-feira, 28 de novembro de 2008

[David Bowie]

-----------
"The Rise and Fall of Ziggy Stardust
and The Spiders From Mars"
(1972)
----
Para download gratuito em:
------

-----



O disco
-----
Certamente um dos discos mais influentes da história do Rock, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars foi concebido pelo músico David Bowie, editado em 1972, e mais tarde tornou-se um grande clássico.
Influenciado pela onda de Glam Rock que existia na Inglaterra na época, e condizente com cenário imaginado em filmes como Laranja Mecânica e 2001 - Uma Odisséia no Espaço (de Stanley Kubrick) lançados nessa mesma época, Bowie acabou criando uma espécie de álbum conceitual e futurista, sobre um rockstar extraterrestre e sua saga no planeta terra, Ziggy Stardust e todo seu glamour. O álbum foi muitíssimo bem aceito, soando como uma espécie de ópera rock, juntando a ótima música com fantasia, ficção e teatro em doses certas. Bowie cria figurinos extravagantes e exuberantes bem ao estilo Glam Rock e por fim incorpora o personagem, isso foi mais que suficiente para o sucesso.
Existem boatos de que o nome Ziggy tenha vindo de Iggy Pop (amigo de Bowie) e/ou Twiggy (modelo, também amiga de Bowie) e de que Bob Marley escolheu o nome do seu filho (Ziggy Marley) por causa desse disco. Não é a toa que músicos como Billy Corgan (Smashing Pumpkins) e o eletrônico Moby (DJ novaiorquino premiado pela Billboard) reverenciam Bowie por sua obra.
O álbum começa com a faixa "Five years" anunciando o fim do mundo e criando uma atmosfera sombria, seguida por "Soul Love" uma música que procura transmitir a sensação de inexistência do amor verdadeiro, "Moonage Daydream" despudorada e provocante, e o clássico "Starman" que chegou até a ganhar uma versão em português pela banda Nenhum de Nós com a música "Astronauta de Mármore". Passando por "Ain't Easy", falando sobre questões existenciais e a busca pela auto-satisfação, "Lady Stardust" e "Stars" que assim como em "Soul Love" pode-se perceber claramente a influência da banda inglesa T-Rex que despertou a curiosidade do universo glam de David Bowie. O álbum também inclui uma faixa Pré-Punk chamada “Hang Onto Yourself” e então surge a canção título, '"Ziggy Stardust"', falando sobre toda beleza do nosso astro e com uma letra completamente viajante e alucinógena , que consagrou-se também com a versão feita mais tarde por uma banda inglesa chamada Bauhaus. A partir daí segue a parte da "queda", afinal, como toda boa Saga e como o próprio nome do álbum já diz (Ascensão e Queda), a faixa “Suffragette City” fala da perdição do estrelato e por fim “Rock’N’Roll Suicide” que narra o fim da história (sim, a história acaba em suicídio) fechando assim esta obra que com certeza merece o título de Clássico do Rock.
-----
Ziggy Stardust (1969-73)

Os primeiros passos de Bowie em direção a fama foram dados em 1969, com o single Space Oddity. A música, composta um ano antes mas lançada apenas em 69 para coincidir com a data do pouso na lua, conta a história de um astronauta que se perde no espaço e alcançou o Top 5 na Inglaterra.
O terceiro disco de Bowie foi lançado em 1970. Em "The Man Who Sold the World" ele se entrega totalmente as guitarras, em uma influência clara de Mick Ronson, que viria a ser seu parceiro inseparável. A capa original do LP trazia o cantor usando um vestido, em uma prévia do que viria a ser seu inconfundível estilo andrógino.
Em Hunky Dory (1971), Bowie explora temas mais sérios e autobiográficos, com muitas referências a seus ídolos. Junto com o single Changes, o álbum não foi um grande hit, mas deu o impulso inicial para o vôo de Bowie em direção ao topo das paradas de sucesso.
A androginia, grande marco de Bowie, explodiu no disco conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. A história de um alienígina rock star que aterrisa em um mundo predestinado a acabar em cinco anos deu origem ao mais famoso personagem de David Bowie, e é o berço de muitos clássicos do rock.
A primeira turnê mundial de David Bowie, em 1972, foi baseada no personagem de Ziggy. Em uma performance cheia de maquiagem, luzes e roupas exuberantes, ele encarnava o personagem perturbado de suas canções. Com a ajuda de suas "Spiders from Mars" (Ronson na guitarra, Trevor Bolder no baixo e Mick Woodmansey na bateria) o álbum alcançou o topo das paradas, e transformou Bowie em uma estrela.
As aranhas foram convocadas denovo na gravação de Aladdin Sane, lançado em abril de 1973. Segundo Bowie, todas as músicas deste álbum foram compostas na estrada, enquanto ele estava fazendo a turnê de Ziggy Stardust. A capa, que trazia Bowie sem camisa, com o cabelo vermelho a là Ziggy e um raio azul, vermelho e preto desenhado no rosto, foi rotulada como uma das mais emblemáticas do mundo do rock.
A partir daí, as performances de Bowie foram ficando cada vez mais teatrais. Incluindo faixas de Aladdin Sane e The Rise and Fall, elas traziam um alienigina que simulava sexo oral com a guitarra de uma Spider From Mars. Durante esta turnê, Bowie dava entrevistas como se fosse o próprio Ziggy, até que em um show no London's Hammersmith Odeon, do dia 3 de julho de 1973, ele anunciou: "De todos os show desta turnê, esta ficará marcada em nós com mais força, pois não é só o último show desta turnê, mas também como o último show que eu farei. Obrigado."
Assim, Bowie rompeu com as Spiders From Mars e Ziggy Stardust, e continuou sua carreira. Em outubro de 73 ele lança PinUps, uma coleção de covers de seus hits favoritos dos anos 60.
------
Faixas

Todas as músicas foram compostas por David Bowie exceto onde indicado:

"Five Years"
"Soul Love"
"Moonage Daydream"
"Starman"
"It Ain't Easy" (Davies)
"Lady Stardust"
"Star"
"Hang Onto Yourself"
"Ziggy Stardust"
"Suffragette City";
"Rock'N'Roll Suicide"


Faixas-Bônus

"John, I'm Only Dancing"
"Velvet Goldmine"
"Sweet Head"
"Ziggy Stardust" (
Demo)
"Lady Stardust (Demo)
"Starman" (Instrumental Demo)
"Hang Onto Yourself" (Demo)

Obtido em
----

Nenhum comentário: