terça-feira, 7 de outubro de 2008

[Oscar Wilde]


------
Aforismos de Oscar Wilde

(The Wilde Child)


O mistério do amor é maior que o mistério da morte.

As mulheres foram feitas para serem amadas, e não para serem compreendidas.

O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas.

A beleza é a única coisa contra a qual a força do tempo é vã.

As filosofias se desmancham como areia, as crenças sucedem-se uma após a outra, mas o que é belo é uma alegria para qualquer época, e algo que pertence à toda humanidade para sempre.

Vinte anos de romance tornam uma mulher uma ruína, mas vinte anos de casamento a transformam num monumento.

O egoísmo não consiste em vivermos conforme os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da mesma forma que nós gostaríamos. O altruísmo em deixarmos todo mundo viver do jeito que bem quiser.

Que sorte têm os atores! Cabe a eles escolher se querem participar de uma tragédia ou de uma comédia, se querem sofrer ou regozijar-se, rir ou derramar lágrimas; isto não acontece na vida real. Quase todos os homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis pelos quais não têm a menor propensão. O mundo é um palco, mas os papéis forma mal distribuídos.

O homem é um ser de múltiplas vida e inúmeras sensações; uma criatura complexa e multiforme que traz consigo estranhas heranças de pensamento e de paixões, e que até na carne é conspurcada pelas monstruosas doenças dos mortos.

Sempre há algo de extremamente sórdido nas tragédias alheias.

A mulher que não sabe tornar agradáveis os seus erros não passa de uma fêmea.

As piores coisas sempre são feitas com as melhores intenções.

É uma pena que nós levemos tão a sério as lições da vida somente quando já não nos servem para nada.

Os parentes não passam de uma tediosa matilha de pessoas que não têm a menor idéia de como viver, nem a mais remota percepção de quando oportunamente morrer.

Há horas em que a pessoa se vê forçada a escolher entre viver a sua própria vida inteira, plena e completa, ou então levar adiante uma existência falsa, vergonhosa e infame conforme o mundo, e sua hipocrisia, exige.

A ciência jamais pôde entender o irracional, e por tanto não tem futuro diante de si neste mundo.

Para qualquer um que conheça a história, a desobediência é uma virtude original do homem. E com a desobediência que se realizou o progresso. Com a desobediência e a revolta.

Experiência é o nome que todos dão aos seus próprios erros.

Cada um de nós passa a vida buscando segredo dela. Pois bem, o segredo da vida é a arte.

A alma nasce velha e se torna jovem. Eis a comédia da vida. O corpo nasce jovem e se torna velho. Eis a tragédia da alma.

A vida é apenas um tempinho horroroso cheio de momentos deliciosos.

Qual é o homem perverso? Aquele que admira a inocência.

Como definir uma mulher perversa? Ora, aquela de que a gente nunca se cansa!

Há duas maneiras de se odiar a arte, odiando-a ou então amando-a com moderação.

O apaixonado começa enganando a si mesmo e acaba enganando os outros. É a isto que o mundo dá o nome de romantismo.

Depois de um bom jantar estamos dispostos a perdoar a todos, até mesmo aos nossos parentes.

Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo.

As pessoas que se gabam de sua coerência têm exatamente o mesmo número de facetas da personalidade de todos os demais. Diferem dos outros somente pelo fato das suas facetas mentais serem totalmente desprovidas de sentido.

Quanto mais o homem fala de si, mais deixa de ser si mesmo. Mas deixe que se esconda por trás de uma máscara, e então ele contará a verdade.

O homem se casa porque está cansado, a mulher porque está curiosa. Ambos ficam decepcionados.

Toda vez que alguém ama, é a única vez em que é amado. A diferença do objeto não altera a singularidade da paixão: simplesmente a fortalece.

Viver é a coisa mas rara no mundo. Muitas pessoas existem, só isto.

O que vem a ser cínico? Um homem que conhece o preço de todas as coisas e o valor de nenhuma delas.

Espero que vocês não levem uma vida dupla, pretendendo ser maus na verdade sendo realmente bons o tempo todo. Isto seria muito hipócrita.

As coisas das quais temos absoluta certeza nunca são verdadeiras. Esta é a fatalidade da fé e das coisas que nos são ensinadas pelo romance.

A moral moderna consiste na aceitação das normas da época. Eu acho que para um homem culto aceitar as regras da sua época seja a mais grosseira das imoralidades.

A tragédia da velhice consiste não no fato de sermos velhos, mas sim no fato de ainda nos sentirmos jovens.

Quem teria sido o primeiro a dizer que o homem é um animal racional? Ninguém sabe, mas é certo que nunca houve uma definição mais errada. O homem tem muitas qualidades, mas a razão não é uma delas.

Por trás de toda coisa deliciosa há uma coisa trágica. Os mundos precisam sofrer muito para que uma flor desabroche.

Não há outro jeito de livra-se de uma tentação anão ser sucumbindo a ela. Se você resistir, a sua alma adoecerá desejando aquelas coisas que lhe foram recusadas.

Quando as pessoas falam dos outros são quase sempre enfadonhas. Quando nos falam de si mesmas são quase sempre interessantes, e, se fosse possível calá-las quando se tornam aborrecidas, com a mesma facilidade com que fechamos um livro que nos cansou, seriam realmente perfeitas.

Que desgraça para o homem, o casamento! Ele o escraviza quanto os cigarros, e custa muito mais.

Um cigarro é o protótipo do prazer perfeito. É delicioso e nos deixa insatisfeitos.

É difícil não sermos injustos com aquilo que amamos.

A instrução é uma coisa muito bonita, mas vale a pena lembrar, de vez em quanto, que nada daquilo que realmente interessa pode ser ensinado.

Muitas vezes as paixões cuja origem não conhecemos ao certo as que mais nos tiranizam. Os impulsos mais fracos são os que conseguimos analisar. Em muitos casos, quando acreditamos estar experimentando nos outros os efeitos das paixões, estamos na verdade experimentando em nós mesmos.

As leis são feitas para que as autoridades possam se esquecer delas, assim como realizam-se casamentos para que o tribunal do divórcio não fique ocioso.

As boas intenções foram a ruína do mundo. Os únicos que fizeram alguma coisa no mundo forma aqueles que não tinham intenção alguma.

Quando os críticos não concordam, o artista é coerente consigo mesmo.

A fé é a coisa mais complexa que eu conheço. Supõe-se que acreditemos todos na mesma coisa de forma diferente. É como se estivéssemos todos comendo do mesmo prato com colheres de várias cores.

Raramente se dizem verdades que merecem ser ditas. Seria preciso escolher com o mesmo cuidado com que se escolhem as mentiras, e escolher as nossas virtudes com aquele mesmo cuidado que dedicamos à escolha dos nossos inimigos.

O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real.

O matrimônio é uma espécie de estufa. Leva ao amadurecimento estranhos pecados, e às vezes estranhas renúncias.

O mundo classifica as ações segundo três categorias: as ações boas, as ações más que podemos cometer, e as ações más que não podemos cometer. Se vocês se limitarem às boas ações, merecerão o respeito dos bons, se ficarem apenas com as más ações que podem ser cometidas serão respeitados pelos maus. Mas se tornarem responsáveis de más ações que não podem ser cometidas, então os bons e os maus juntar-se-ão contra você e não haverá mais coisa alguma que possa salvá-los.
A crítica, tanto mais elevada quanto mais baixa das suas expressões, não passa de uma forma de autobiografia.

2 comentários:

Anônimo disse...

"A beleza é a única coisa contra a qual a força do tempo é vã."

Não esperava uma frase dessas dele...

Lutto T. Nebroso disse...

Outro dia um escritor disse na TVE a mesma coisa. O que foi belo na antigüidade encantaria por séculos, até o fim. Porque gostamos de simetrias, essas coisas. Mas o que dizer da Brigitte Bardot por exemplo? O tempo pode ser cruel. Mas só não envelhece quem morre, não é? O mundo não cabe em aforismos, por supuesto. Abraço.