sexta-feira, 25 de julho de 2008

[John Coltrane]

----
Jazz Avant-Garde






Discografia
---

Druante sua carreira relativamente breve, John Coltrane gravou mais de 100 álbuns, tanto ao vivo como em estúdio, ou como líder ou sideman (integrante de um grupo com posição secundária, sem liderá-lo), criando um dos mais variados e profundos trabalhos musicais do século XX. A maior parte dos trabalhos de Coltrane foi gravado para os selos Prestige, Atlantic e Impulse!. Entre os outros selos que Coltrane gravou como líder, o mais notável foi o Blue Note, para o qual ele gravou o famoso álbum Blue Train. Seus últimos trabalhos, particularmente gravações ao vivo, foram lançados por outros selos. A maioria de suas gravações como sideman foram feitas ao lado de Miles Davis e seu quinteto. A maioria foi coletada em caixas pela Columbia Records, mas o quinteto também fez uma série de importantes gravações para a Prestige Records.
----
Biografia
---
John William Coltrane - (Hamlet, Carolina do Norte, 23 de setembro de 1926Long Island, Nova Iorque, 17 de julho de 1967) foi um saxofonista e compositor de jazz norte-americano, comumente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos maiores jazzistas e compositores deste gênero de todos os tempos. Sua influência no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.
Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Embora tocasse antes de 1955, seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante o qual reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos. As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de cinqüenta gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras muitas lideradas por outro músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical.
Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e Sonny Rollins, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento. Coltrane recebeu uma citação especial do Prêmio Pulitzer em 2007, por sua "perita improvisação, musicalismo supremo e um dos ícones centrais na história do jazz."

Um comentário:

Lutto T. Nebroso disse...

Fui a uma grande loja de discos, livros e filmes, há poucos dias, e a imagem desse músico, em preto e azul, me deixou instantaneamente "fora de si". Era um LP caríssimo - apenas para os que têm informação sobre jazz, imagino -, e bons empregos. Azar dos que puderam, como eu, conhecer alguma coisa e são assalariados. "Blue Train" já existia na minha memória, mas não na minha pequena discoteca. Foi humilhante ver aquilo e não poder comprar. Por isso postei aqui. Sei que nada substituiria o contato físico com esse LP. Nada mesmo poderia competir com o som dos sulcos em vinil criados por John Coltrane. Mas fiquem com essa vingança pessoal. Divulguem. Música é tudo? Então a música negra é mais que tudo.