domingo, 11 de maio de 2008

[Meus Sonics Preferidos]


Sonic Youth, a banda musa de Guerrilha, para download.
Os dois discos preferidos de Lutto T. Nebroso

1. Washing Machine

2. Goo
1. Sonic o quê?
Sonic Youth é uma banda de rock alternativo norte-americana, formada no ano de 1981, em Nova Iorque. Sua formação atual é Thurston Moore (vocais e guitarra), Lee Ranaldo (vocais e guitarra), Kim Gordon (baixo, guitarra e vocais), Mark Ibold (baixo) e Steve Shelley (bateria). O grupo possui um estilo musical que mistura rock alternativo, elementos de noise, post-punk e composições avant garde. Ícone da música e da cultura alternativa norte-americana, seu estilo é considerado bastante peculiar e criativo, fundamentado em experimentações melódicas, com influências do punk rock e do hardcore.
No inicio de sua carreira, o Sonic Youth foi associado com a cena
No Wave de Nova Iorque. Sendo integrada à primeira onda de bandas norte-americanas de noise rock, o Sonic teve sua própria interpretação da filosofia punk, mais focada no estilo "faça você mesmo" do que no som em si. Eles conquistaram um sucesso moderado no mainstream, e são considerados um dos grupos pioneiros do rock alternativo.
O Sonic Youth foi inspirado nas sinfonias de
guitarra de Glenn Branca (com o qual boa parte da banda já tocou), no proto-punk de The Stooges, The Velvet Underground e MC5, na poesia punk de Patti Smith, o Krautrock de Can, o psicodélico garage rock do 13th Floor Elevators, assim como compositores avant-garde, como John Cage.[1] Muitas vezes a banda é aclamada por redefinir o que uma guitarra pode fazer[2], ao utilizar uma variedade de afinações alternativas e modificar o instrumento, com objetos inusitados, como baquetas e chaves de fenda como forma de alterar seu timbre.
2. Vou contar uma história.
A história do Sonic Youth começa quando o guitarrista Thurston Moore se muda para Nova Iorque em 1977. Interessado pelo punk, Thursron entrou no Coachmen, um quarteto guitarrístico, assim que chegou à cidade. Lee Ranaldo, um estudante de arte na Binghamton University, se tornu fã do Coachmen, e logo se tornaram amigos. Lee foi um membro do Glenn Branca's electric guitar ensemble, que fizeram um tour pelos Estados Unidos e a Europa. Depois de sair do Coachmen, Thurston começou a tocar com Stanton Miranda, cuja banda, CKM, tinha uma artista local chamada Kim Gordon.
Thurston e Kim formaram uma banda, que apareçeu sob os nomes de "Male Bonding" e "Red Milk" antes de se tornar "Arcadians" em 1980. A banda fez seu primeiro show no Noise Festival em Junho de 1981 no New York's White Columns Gallery. O grupo de Branca tocou no mesmo festival, sua performance impressionou Thurston que os descreveu como: "A mais feroz banda de guitarras de eu já vi na minha vida". Depois disso Thurston perguntou se Ranaldo gostaria de se juntar aos "Arcadians". Lee aceitou; a banda tocou três musicas em outro festival na semana seginte, mas sem um bateirista. Cada membro se revezou na bateria antes deles encontrarem o primeiro baterista: Richard Edson.
3. Discografia
Sonic Youth (1982)
Confusion Is Sex (1983)
Sonic Death (1984)
Bad Moon Rising (1985)
EVOL (1986)
Sister (1987)
Daydream Nation (1988)
The Whitey Album (1989) (como Ciccone Youth)
Goo (1990)
Dirty (1992)
Experimental Jet Set, Trash and No Star (1994)
Screaming Fields of Sonic Love (1995) (compilação da "era pré-Geffen")
Made in USA (1995) (Trilha sonora do filme homônimo)
Washing Machine (1995)
A Thousand Leaves (1998)
SYR4: Goodbye 20th Century (1999)
NYC Ghosts & Flowers (2000)
Murray Street (2002)
Sonic Nurse (2004)
Rather Ripped (2006)
The Destroyed Room: B-sides and Rarities (2006) (compilação de lados b e raridades)

Nenhum comentário: